por
MaisEstudo
MaisEstudo
As marcas estão cotidianamente presentes em nossas vidas. Mas você conhece as peculiaridades e histórias existentes por trás de cada uma delas? Confira alguns fatos curiosos que transformaram o rumo de algumas empresas famosas.
Faber-Castell: O alemão Kaspar Faber fundou a “A. W. Faber” em 1761 e seu bisneto Lothar Faber inovou e diversificou a produção de canetas iniciando a história da Faber-Castell. Em 1856 adquiriu o uso exclusivo de grafite descoberto na Sibéria e, em 1881, passou a ser o Barão Lothar von Faber da Baviera. Somente em 1898 surge o nome Faber-Castell, com o casamento de Ottilie von Faber com o Conde Alexander zu Castell-Rüdenhausen. Anton Wolfgang von Faber-Castell, membro da oitava geração, conduz os negócios com trajetória de quase 250 anos.
Kellogg’s: Em 1890, Will Keith Kellogg trabalhava com seu irmão John Harvey Kellogg em um sanatório de Battle Creek e buscava mudar os hábitos de seus ricos clientes, acostumados a comer carnes e outros pratos “pesados” no café da manhã. Assim, ele descobriu os Corn Flakes (flocos de milho)! Em 19 de fevereiro de 1906, fundou a Cia de Flocos de Milho Tostados de Battle Creek.
Coca-Cola: Pemberton, desanimado com as vendas da sua bebida, vendeu os direitos de comercialização do produto a Asa Griggs Candler que, com táticas agressivas de propaganda, popularizou a marca. Em 1894, a bebida era vendida em copos e Joseph Biedenharn propôs vender a bebida em garrafas. Candler não acreditou na ideia, mas vendeu a ele os direitos de engarrafamento por apenas um dólar!
Adidas e Puma: Em 1920, o alemão Adolf Dassler montou uma fábrica de tênis com o irmão dele, até que eles brigaram, e cada um seguiu o seu caminho. Adolf abriu uma nova empresa e a batizou com seu apelido (Adi) e as três primeiras letras de seu sobrenome (das). Rudolf, o irmão, também abriu uma fábrica. Pensou em Ruda, no esquema do irmão. Mas achou que não soava bem e a batizou de Puma.
Johnnie Walker: A Johnnie Walker sempre fabricou excelentes uísques, mas foi a propaganda que mostrou a marca ao mundo, diferenciando o produto. Já no lançamento do Black Label eles introduziram uma garrafa quadrada e, ao invés do rótulo reto como os outros uísques, colaram o rótulo com 24 graus de inclinação.
Motorola: Era um rádio de carro, batizado com um nome que associava os conceitos de carro (motorcar, em inglês) e Victrola, marca de áudio muito famosa na época. A empresa fez fortuna vendendo aparelhos eletrônicos para automóveis.
Lamborghini: Ferruccio era dono de uma fábrica de tratores e colecionava carros de corrida. Um dia disse a Enzo Ferrari que os câmbios dos carros dele não eram lá essas coisas. E ouviu a resposta seca: “Senhor Lamborghini, não acho que quem fabrica tratores tenha autoridade para criticar meus carros”. Com raiva, Ferruccio jurou fazer os seus próprios carros. E fez!
Hotmail: Sabeer Bhatia e Jack Smith inventaram um software e fizeram um empréstimo de 300 mil dólares para criar um site: o primeiro site a oferecer acesso a uma caixa de e-mails, de qualquer computador. Dois anos depois, eles venderam o site a Microsoft, por 400 milhões de dólares!
Fonte: maisestudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário