Quer uma solução imediata? Relaxe o músculo, alongue por instantes e massageie com movimentos circulares. O resto é prevenir ou investigar a gravidade do problema. Conheça 3 formas para tratar as cãibras
Texto: Romulo Osthues / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira
Falta de aquecimento e alongamento, antes de atividades físicas, noites mal dormidas e uma alimentação pobre são prováveis causas das cãibras. Foto: Shutterstock |
1. O médico
As cãibras mais comuns são aquelas que ocorrem por causa de esforços repetitivos ou exagero naprática de atividades físicas. Todo mundo está sujeito a elas, e podem ser consequência deproblemas renais, disfunções da tireoide, desidratação etc. Essas enfermidades são responsáveis pela diminuição de substâncias essenciais para o funcionamento dos músculos, como cálcio, sódio epotássio. “Quando há um distúrbio desses eletrolíticos, pode ocorrer essa contração involuntária e dolorida deles”, explica Mauro Vaisberg, reumatologista do Hospital Samaritano (SP) e especialista em medicina esportiva. Cãibras ocasionais não devem assustar. “Levantar um peso por 400 vezes ou de uma maneira inadequada vai provocar cãibras sem dúvidas”, alerta o médico. Falta de aquecimento e alongamento, antes de atividades físicas, noites mal dormidas e uma alimentação pobre são prováveis causas. Se frequentes, melhor investigar a origem das contraturas.
2. A nutricionista
“O problema está relacionado ao desequilíbrio de nutrientes que atuam sobre a contração muscular.Alimentação equilibrada ou suplementação podem melhorar as cãibras”, afirma a nutricionista funcional Regina Longano Peres. O conselho é alimentar-se com alimentos ricos em cálcio (couve-manteiga, brócolis, repolho, leite de vaca e derivados), magnésio (vegetais folhosos verde-escuros e frutas in natura, cereais integrais, frutas secas, chocolate) e potássio (café, chocolate, damasco seco, leite, cereais integrais, frutas secas). Níveis inflamatórios também são levados em consideração quando se fala em contração muscular ou baixo rendimento muscular. Por isso, fique atento: “Avaliar o organismo como um todo e promover uma alimentação não inflamatória são boas estratégias para evitar cãibras”.
3. O médico
“Se o paciente busca tratar a cãibra, um acupunturista sem formação adequada poderá apenas diminuir a dor. A doença pode progredir, colocando o paciente em risco”, alerta o médico Hildebrando Sabato. “Para tratar uma patologia, ela deve serdiagnosticada corretamente”, completa. “A acupuntura estimula o corpo a produzir substâncias químicas, levando à diminuição da dor e da inflamação, melhorando a circulação sanguínea local e diminuindo o tempo de recuperação. A meta é reduzir inchaço e inflamação, aliviar as dores, relaxar e aumentar aamplitude de movimentação”, diz. Há pontos específicos para o tratamento. “Uma vez estabelecido o diagnóstico, o médico poderá associar à acupuntura medicamentos e outros métodos complementares”, enfatiza.
Fonte: revistavivasaude
Curta também filmes online, sinopse, biografias e noticias - acesse: Conexao Tv - Filmes
Gostou? Comente aqui ou no nosso Twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário